Páginas

Outubro Rosa - 4º Domingo

|
Olá ;)

Chegamos à quarta postagem sobre o Outubro Rosa. Vocês podem conferir as anteriores aqui, aqui e aqui. E, como disse no post passado, continua aqui algumas dúvidas:


8 - Quais são as chances de cura de câncer de mama?
Quando diagnosticado precocemente, há até 95% de chance de cura. Por isso, é importante que toda mulher de 50 a 69 anos faça mamografia a cada dois anos.
9 - Quais mudanças de hábito podem diminuir a chance de desenvolver câncer de mama?
Mudar estilo de vida pode reduzir 28% dos casos de câncer de mama. A ingestão excessiva de álcool aumenta as chances de ter câncer de mama porque altera os níveis hormonais, como o do estrogênio (toda mulher o produz, mas existe uma atuação importante dele no desencadeamento da patologia). Caso tenha células precursoras de câncer, essas taxas elevadas podem favorecer a multiplicação delas. Se o consumo de bebidas alcoólicas fosse moderado, com no máximo um drinque por dia (uma lata de cerveja, um cálice de vinho, uma dose de bebida destilada), reduziria em 6% a incidência.
O excesso de peso precisa ser eliminado, porque significa alteração nos níveis hormonais. Além disso, quando as células de gordura estão repletas, liberam fatores pró-inflamatórios. É como se a pessoa estivesse em um processo de inflamação generalizada, o que a torna mais vulnerável a fatores cancerígenos. O recomendado é que o índice de massa corporal não ultrapasse 25, prevenindo 14% dos diagnósticos.
Deixar de lado o sedentarismo queima as gorduras e equilibra os hormônios. Mas tem de ser em ritmo moderado, como uma caminhada mais acelerada, e por, no mínimo, 30 minutos diários. Com o tempo, a dica é tentar aumentar a intensidade ou estender o período. A medida isolada pode diminuir em 11% os casos de câncer de mama.
10 - Quais alimentos ajudam a prevenir a doença?
Os de origem vegetal: frutas, legumes, verduras e leguminosas (como feijão, lentilha, grão-de-bico). Têm o poder de inibir a chegada de compostos cancerígenos às células e, ainda, consertar o DNA danificado quando a agressão já começou. Se a célula foi alterada e não foi possível consertar o DNA, alguns compostos promovem a morte delas, interrompendo a multiplicação desordenada.
A ideia de que determinado alimento é bom para tal tipo de câncer não se aplica. Tem de haver sinergismo entre os compostos, o que ajuda em todos os tipos da doença. Por isso, é importante variar a alimentação ao máximo. A recomendação é consumir, no mínimo, 400g por dia de vegetais, sendo 2/5 de frutas e 3/5 de legumes e verduras. Cada porção equivale a uma quantia que caiba na palma da sua mão, do produto picado ou inteiro, totalizando 80g.
11 - O que não se deve comer para ajudar na prevenção?
Entre os alimentos prejudiciais estão os embutidos, que apresentam grande quantidade de sal, nitritos e nitratos. Os conservantes em contato com o suco digestivo do estômago se transformam em compostos cancerígenos. Evite ao máximo comê-los, mas o ideal é que não sejam consumidos.
Limite carne vermelha a 50g semanais. A forma de preparo dos alimentos, especialmente das carnes (de qualquer tipo), pode influenciar. Os feitos na chapa ou fritos trazem malefícios, porque a exposição a altas temperaturas também atua na formação de compostos cancerígenos. Prefira levá-los ao forno ou usá-los em ensopados. Se quiser grelhar, opte pelo pré-cozimento. O churrasco também eleva os riscos. Além da temperatura alta, a fumaça do carvão tem dois componentes cancerígenos (alcatrão e hidrocarboneto policíclico aromático), que impregnam na refeição.
12 - Qual é a importância da amamentação?
Amamentar diminui entre 10% e 20% os riscos de a mãe ter a doença. Enquanto o bebê suga o leite, o movimento promove uma espécie de esfoliação do tecido mamário por dentro. Assim, se houver células agredidas, são eliminadas e renovadas. Quando termina a lactação, várias células se autodestroem, entre elas algumas que poderiam ter lesões no material genético. Outro benefício é que as taxas do hormônio feminino estrogênio caem durante o período de aleitamento.
13 - Pílula anticoncepcional aumenta o risco da doença?
Existem estudos que demonstram fraca relação de causalidade entre pílula anticoncepcional e risco da doença, enquanto outros demonstram alguma relação.
E a nossa escolha semanal:
Candice: Cupcake da Hits e carimbada com a DRK-A. 


Keylla: Pink da Impala com bolinhas feitas com Preto, Branco e Desejo todos da Verona.


Roberta: Foto de participação no Outubro Rosa da Esmalteria Club. Aliás, vocês também podem participar, meninas. 


Vlânia: Não lembro o nome do esmalte pq apaguei sem querer com as mãos cheias de acetona, mas é meu rosa preferido. Rosa metálico da Bella & Chick. Se alguém souber o nome, favor deixar nos comentários.


Aqui finda nossa campanha, mas lembrem-se que o autoexame é pra todos os meses do ano. Quanto mais rápido for descoberto e tratado melhor.

Boa semana e fiquem com Deus

10 comentários:

  1. Esta campanha é super válida, mesmo não imagimando que ainda há pessoas que não se cuidam.
    Lindas unhas rosas.
    Nossa hoje compre foi muitos aneis..k j´ato na 5ª bandeja
    Passando para desejar
    Ótimo domingo!!
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  2. Um post super importante... amei... e estava com saudades
    Bjs
    Luísa

    http://efoiumdiaqueelacriouoseublogue.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post...
    E as unhas todas lindas...
    Beijos!!!
    http://nailmypassion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei uma unha mais linda que a outra, Vlânia o nome do esmalte é Rosa mesmo.
    http://nacaoesmaltada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei as unhas, e essa campanha é super importante! Parabéns a todas as blogueiras que participaram, e que vão ainda participar! Beijos!

    Participe do sorteio, que está rolando no blog!
    http://dalheesmalte.blogspot.com.br/2012/10/sorteio-sul-adesivos.html

    ResponderExcluir
  6. Ótima iniciativa sobre essa campanha e tb amei as cores q vc escolheu
    Bjs e ótima semana
    Vivi
    http://www.viviass.blogspot.com.br/2012/10/evento-lancamento-do-portal-sabores-da.html

    ResponderExcluir
  7. Gente que lindas as unhas só esse Bella que eu não usaria não sou muito de metalizado.

    ResponderExcluir
  8. Adoro esse tipo de postagem, uma mais linda quea outra.
    Boa semana pra você.
    Beijinhos
    Nai Melo

    ResponderExcluir
  9. Ótima post! As esmaltadas estão incríveis.

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes

    ResponderExcluir
  10. Lindas unhas e as esmaltadas estão perfeitas..
    Eu ameiii o Cupcake carimbado, muito lindo..

    Bjoo
    Vidrinhos Encantadores

    ResponderExcluir